Suporte remoto e teletrabalho

SUPORTE REMOTO

Quando orientado, para sessões de suporte remota, o usuário poderá ser solicitado a baixar algum dos seguintes programas:

  1. Teamviewer quick support, clique aqui para download.

  2. Anydesk, clique aqui para download.

TELETRABALHO

Manual de Acesso ao Servidor de acesso remoto de fora da Rede do IFMG-Campus Ouro Branco

1º passo:

Acessar no navegador (preferencialmente no Google Chrome) o seguinte endereço: remoto.ourobranco.ifmg.edu.br . A tela (Figura 1) a seguir será exibida.

Figura 1: informações para login

Figura 1: informações para login

2º passo:

No campo “Name” digite seu usuário de rede, no campo “Password” digite a senha

e clique em “Login”.

Obs.: o usuário e a senha são os mesmos utilizados para acesso aos computadores do Campus, Meu IFMG, SEI, SUAP, etc.
O usuário pode ser nome.sobrenome (para servidores) e o número de RA: Registro Acadêmico (para alunos).

3º passo:

Após realizar o login, clique em “SERVIDOR DE ACESSO REMOTO 01”.

Se for Aluno, irão ser exibidas as estações do laboratório, basta logar no computador que foi autorizado pelo seu Docente.

Figura 2: acessando servidor de acesso remoto 01

Figura 2: acessando servidor de acesso remoto 01

4º passo:

Uma área de trabalho remoto será aberta. Leia as informações exibidas na tela, após ler e concordar clique em “Ok”. Em seguida, trabalhe normalmente como se estivesse no computador do Campus.

Figura 3: aviso/política de uso e notificação de responsabilização

Figura 3: aviso/política de uso e notificação de responsabilização

Modo Tela Cheia:

Caso queira utilizar o modo tela cheia, clique na barra de endereços do Chrome (Figura 4) e aperte a tecla F11. Para sair do modo tela cheia, basta pressionar F11 novamente.

Figura 4: área de trabalho remoto

Figura 4: área de trabalho remoto

Figura 5: modo tela cheia

Figura 5: modo tela cheia

Transferência de arquivos entre seu computador e o servidor do campus OB:

Para transferir arquivos entre o servidor de acesso remoto e o seu computador local utilize o Google Drive (ferramenta institucional).

Abra o Navegador, acesse o Google Drive em seu computador e faça upload dos seus arquivos. Depois abra o Google Chrome, acesse o Google Drive no servidor remoto, e efetue o download dos arquivos.

Transferência de texto:

É possível copiar/colar um texto do computador local para o Servidor remoto ou o contrário, utilizando a ferramenta “Área de transferência temporária” que fica localizada no lado direito da tela. Ao clicar no ícone de informações “i” (Figura 6), as instruções “Para copiar do lado remoto” e “Para colar no lado remoto” são apresentadas.

Figura 6: área de transferência temporária

Figura 6: área de transferência temporária

Caso a “Área de transferência temporária” esteja minimizada, basta clicar no botão (Figura 7 e Figura 8) que aparece no lado direito da tela para maximizá-la.


Figura 7: maximizando área de transferência temporária

Figura 7: maximizando área de transferência temporária

Figura 8: maximizando área de transferência temporária 2

Figura 8: maximizando área de transferência temporária 2