STI IFMG-OB
Seção de Tecnologia da Informação
IFMG Campus Ouro Branco
Ensino Remoto Emergencial - ERE
Algumas dicas para evitar equívocos no acesso aos diversos sistemas utilizados no ERE:
O e-mail acadêmico (@academico.ifmg.edu.br) é usado para login somente na plataforma do Office 365: Outlook, Teams, Word, One Drive, etc.
Para login no Moodle e demais sistemas, como MeuIFMG, computadores do campus e a rede eduroam utilize apenas seu RA e a senha. Ou usuário e senha, no caso de professores. Esse login chamamos de "usuário de rede".
As senhas são todas originadas e centralizadas de seu cadastro no IFMG. Não há criação de senha nos sistemas individualmente. Qualquer atualização de senha deve ser feita através da página do MeuIFMG.
É muito importante manter seus dados como telefone e e-mail pessoal atualizados junto à SCRA (Secretaria). É através desse e-mail pessoal que você receberá o link para a troca de senha.
Muitas vezes ao compartilhar computadores e notebooks as pessoas se confundem entre contas de e-mail, login em sistemas, etc. Procure sempre sair do e-mail ou do sistema ao terminar de utilizá-lo. Sempre verifique qual o usuário está logado, se acessar o sistema sem precisar logar novamente, alguém poder ter esquecido de sair.
O usuário de rede
O usuário de rede é utilizado para acessar os seguintes serviços/sistemas do IFMG, dentre outros:
SUAP**
SISPLAN**
SEI**
Meu IFMG/Conecta
Moodle
Eduroam
Office 365 (aquele e-mail terminado em @academico.ifmg.edu.br)
Login nos computadores do Campus
Sistema de eleições
** apenas servidores
Obs.: a senha do usuário de rede não é utilizada para acessar o e-mail institucional (terminado em @ifmg.edu.br), esta senha não é sincronizada com os sistemas apresentados acima.
A seguir apresentamos o fluxo resumido do processo de troca/recuperação de senha do usuário de rede. Para mais detalhes clique aqui.
Manuais
Temos alguns manuais para facilitar o uso do Moodle, do e-mail acadêmico, etc:
Para todos:
Para alunos:
Para professores:
Para os gestores do Moodle:
Suporte aos alunos
Os principais canais de atendimento para dúvidas sobre as plataformas Moodle ou e-mail Acadêmico são dois:
1. Caso precise de suporte e orientações de uso do Moodle, basta solicitar atendimento através do preenchimento do formulário: https://forms.gle/GbEjZYYzAvjkVEuo8
2. Caso precise de suporte para acesso ao e-mail @academico.ifmg.edu.br e/ou Teams, basta solicitar atendimento preenchendo o formulário: https://goo.gl/vQ1F6a
Suporte aos docentes e taes
Os servidores do campus podem solicitar atendimento para essas e outras questões através do SUAP. Basta acessar o endereço suap.ifmg.edu.br e navegar pelas seguintes seções do menu lateral: “Central de Serviços”>”Abrir Chamado”>”Tecnologia da Informação”>aba “Ouro Branco” e escolher a categoria de serviço que melhor se encaixa.
Seções não relacionadas ao ERE: