CAFe

A Seção de TI oferece os serviços abaixo para os usuários do IFMG Campus Ouro Branco.

-Acesso a Portais de Pesquisas:

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras através da integração de suas bases de dados. Isso significa que, por meio de uma conta única (modelo single sign-on), o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações que participam da federação. Essa autenticação elimina a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento, gerando uma relação de confiança. Serviços de ensino a distância, acesso a publicações científicas e atividades de colaboração estão entre os maiores beneficiários das infraestruturas oferecidas por federações. Estando na rede do Campus Ouro Branco o acesso é liberado automaticamente, porém para acessar através da rede de casa por exemplo,os alunos, técnicos e docentes devem seguir as orientações abaixo.



Acessos disponíveis:

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma biblioteca virtual, que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 36 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Link para o serviço: http://periodicos.capes.gov.br/

Download (865.28 KB)

Procedimento de acesso via CAFe

Scopus é o maior banco de dados de resumo e citações de literatura revisada por pares: revistas científicas, livros e trabalhos de conferência. Apresentando uma visão abrangente do resultado da pesquisa mundial nos campos da ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e artes e humanidades, a Scopus possui ferramentas inteligentes para rastrear, analisar e visualizar a pesquisa.

Link de acesso para o serviço: https://www.scopus.com/home.uri(link is external)

Download (730.5 KB)

Procedimento de acesso via café

A plataforma EBSCOhost fornece o acesso a conteúdos científicos e a serviços de descoberta (pesquisa) por meio de cinco recursos gratuitos disponíveis a todo pesquisador a qualquer momento, como o American Doctoral Dissertations, índice essencial de dissertações que você pode adicionar ao seu perfil.

O EBSCO possui uma abrangente coleção de conteúdo, incluindo a indexação de assuntos, texto completo de alta qualidade e toda a coleção de bibliotecas, oferecendo uma experiência de descoberta personalizável aos clientes.

Link de acesso para o serviço: http://search.ebscohost.com/(link is external)

Procedimento de acesso ao EBSCOhost

Temos acesso a vários outros portais e ferramentas com a utilização da CAFe, podem ser visto na página da RNP disponível no link abaixo:

https://www.rnp.br/servicos/servicos-avancados/cafe